terça-feira, 22 de março de 2011

Novas propostas e dinâmicas da Família

FAMILIA E SOCIEDADE    
Professora:  MSC HELENROSE COELHO PROFA MSC HELENROSE COELHO

Palavras chave: dinâmica familiar, ciclos, identidade

 OBJETIVOS:
·      Conceituar os diferentes ciclos da família;    
·      Entender a família em suas diferentes Etapas de formação e procriação;  
·      Delimitar a importância da família na Construção da identidade do indivíduo.

 FAMÍLIA IDEAL
Cada ser humano tem um ideal de família através da representação que faz do que entende por  família.
 As meninas, desde o início excluídas do convívio escolar , eram tratadas, até o século XVII, como mulheres adultas a  parirr dos doze anos (de maneira geral); 

O sentimento de família também começa a se desenvolver a par t ir dos séculos XV e XVI;
Não se verificava uma visão da mesma como algo privado, reservado à intimidade;
Na, o que acontecia por volta Idade Média, a infância terminava para a criança quando era desmamada  dos seis a sete anos de idade.

INFÂNCIA NA IDADE MÉDIA
A partir dessa idade, ela passava a conviver definitivamente com os adultos. Acompanhava sempre o adultos. o do mesmo gênero e fazia o mesmo que eles: trabalhava, freqüentava ambientes noturnos, bares etc.

Nos séculos XIX e XX, a família nuclear,composta por pai, mãe e filhos  coabitantes do mesmo domicílio,
passa a ser o modelo vigente;

Sua estruturação se deu em função do enfraquecimento da família tradicional  extensa, ao mesmo tempo em que ocorria o processo de industrialização e urbanização, que colocou um fim ao trabalho escravo e iniciou a necessidade de se dividir a tarefa de cuidar dos filhos com outras instituições, como a escola,   por exemplo;



Separação       Rua                Traições          Amizade               Educação           Diálogo                        Sentimentos

Mãe                 Amor             Casamento      Valores                 Leis                    Sexo                        Bar
Mãe                 Pai                 Cultura            Amor                    Cultura              Filhos                        ECA
Educação        Avós              União              Sexo                     Mídia                  Mídia                        Lar
Mulher em casa           Crise financeira           Desemprego    Políticas
Públicas           Mulher que trabalha             Globalização        Conselho Tutelar
Internet          Internet        Redes              Drogas                  Violência



  A família pode, então, assumir uma  estrutura nuclear ou conjugal, que consiste num homem, numa mulher e nos seus  filhos, biológicos ou adotados, habitando em um ambiente familiar comum.  A estrutura nuclear tem uma grande capacidade de adaptação, reformulando a  sua constituição, quando necessário.

FAMILIA MONOPARENTAL
Existem também famílias com uma estrutura de pais únicos ou monoparental.
Trata-se de uma variação da estrutura nuclear tradicional devido a fenômenos sociais, como o divórcio, óbito, abandono de lar, ilegitimidade ou adoção de crianças por uma só pessoa.

FAMÍLIA AMPLIADA
A família ampliada ou consanguínea é outra estrutura, que consiste na família nuclear e mais os parentes diretos ou colaterais, existindo uma extensão das relações entre pais e filhos para avós, pais e netos.

FAMÍLIA ALTERNATIVA
Existem também as denominadas famílias alternativas, ou seja, as famílias comunitárias, e as famílias homossexuais.
Nas famílias comunitárias, ao contrário dos sistemas familiares tradicionais, nos quais a total responsabilidade pela criação e educação das crianças se cinge aos pais e  à escola, o papel dos pais é descentralizado, Sendo as crianças a responsabilidade de todos os membros adultos.

Papeis
Em todas as famílias,  independentemente da sociedade, cada membro ocupa Determinada  posição ou tem determinado status, como por exemplo, marido, mulher, filho ou irmão, sendo orientado por papéis.
O papel social envolve todo o tipo de ação que a própria sociedade espera no momento em que um de seus
integrantes ocupa certo status.

MUDANÇA DE PAPEIS
Homem e mulher podem ser considerados família ou apenas casal; no entanto, quando do nascimento dos
filhos, deixam de ser apenas homem (marido) e mulher (esposa) para se tornarem pai e mãe, funções estas
diferentes das funções de marido e esposa;

IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE
é na família que acontece o primeiro contato do ser humano com o mundo. É no ambiente familiar que a criança começa a se situar como pessoa, construindo seus valores e crenças;

SOCIALIZAÇÃO PRIMÁRIA
O processo de socialização primária acontece no ambiente familiar;
A socialização primária tem, em geral, para o indivíduo, o valor mais importante: é que a estrutura básica de toda socialização secundária deve assemelhar-se à socialização primária;
A socialização primária é única e imprescindível na vida do indivíduo. Dá-se na interiorização que acontece na compreensão ou interpretação das primeiras coisas do mundo com que a criança tem contato, geralmente representadas pelos pais e outros seres com os quais ela se relaciona;

RETOMANDO A FUNÇÃO PRIMORDIAL...
A família tem como função primordial a proteção, tendo, sobretudo, potencialidades para dar apoio emocional para a resolução de problemas e conflitos, podendo formar uma barreira defensiva contra agressões externas.

MUDANÇAS NA FAMÍLIA

FORMAÇÃO DA FAMÍLIA NUCLEAR:
# Os casamentos tinham interesses econômicos;

# As mulheres eram apenas reprodutoras;

Nas 2 últimas décadas: transformações no contexto social, político e econômico decorrentes do processo de globalização da economia capitalista, vêm interferindo na dinâmica da estrutura familiar e possibilitando mudanças em seu padrão tradicional de organização;

Mudanças sociais decorrentes da vida econômica altamente instável, do êxodo Rural e das conquistas tecnológicas aumentam as influências externas sobre a infância e estimulam o consumismo, a violência, a visão de mundo descomprometida com a solidariedade;

#  A relação familiar torna-se mais frágil e superficial;

transferência da responsabilidade dos pais para a escola, professores, professores, babás ou outros;

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