sexta-feira, 15 de abril de 2011

O ASSISTENTE SOCIAL E O TRABALHO COM FAMÍLIAS

Matéria: Família e sociedade

Palavras chave: família, política, social

OBJETIVOS:
­  Aprofundar o conhecimento do aluno na metodologia do trabalho social com famílias;
­  Refletir sobre o fazer do assistente social no trabalho a ser desenvolvido com famílias;
­  Compreender melhor a importância e utilização dos instrumentais técnicos operativos, bem como os processos de atendimento no trabalho com famílias.

CONSIDERAÇÕES NO TRABALHO COM FAMÍLIAS
­  Respeitar as regras da família;
­  Perceber o funcionamento da família;
­  Auxiliar a família na busca de suas próprias soluções;
­  Facilitar a comunicação dentro da família.

ATITUDES BÁSICAS:
­  Contato com cada membro da família;
­  Respeito à hierarquia da organização familiar ;
­  Evitar lateralizar com um membro da família;
­  Adaptar a comunicação ao estilo da família.
­  Orientar sobre os aspectos preventivos: estimular a discussão sobre os papeis; facilitar a comunicação sobre expectativas de cada um dos cônjuges; prevenção de doenças e acidentes na gestação e primeira infância

TRABALHO COM FAMÍLIAS:
­  Perfil profissional:
­  Flexibilização;
­  Determinação;
­  Conhecimento;
­  Ética;
­  Bom senso;
­  Profissionalismo x envolvimento;
­  Equilíbrio e criatividade

ALGUMAS DIRETRIZES PARA O TRABALHO SOCIAL COM FAMÍLIAS
­  Embasamento das ações Sócioeducativas na realidade, socioeconômica e cultural;
­  Respeito e valorização das famílias em Sua diversidade sociocultural, suas Demandas e potencialidades;
­  Metodologias participativas e dialógicas;
­  Interdisciplinaridade;
­  Articulação

A PRÁTICA DO ASSISTENTE SOCIAL NO TRABALHO COM FAMÍLIAS
­  Referencial teórico e metodológico:
­  Aprendizado da realidade sob uma ótica global;
­  Construir mediações entre o exercício profissional comprometido e os limites dados pela realidade da ação.
­  Instrumental técnico-operativo;

INSTRUMENTAIS TÉCNICO-OPERATIVOS
­  Entrevista ou escuta qualificada?
­  Prontuários ou fichas, registro de ocorrências e acompanhamento;
­  Visitas domiciliares para conhecer mais profundamente a situação apresentada;
­  Reuniões: equipe técnica, estudo social e parecer social;
­  Reuniões com o público-alvo: a família,
­  Adolescentes, pais, idosos etc.
­  Oficinas: temáticas e educativas.
­  Dinâmicas de grupo;
­  Grupos operativos

­  Grupos de convivência: Encontro e interação, bem como da convivência, são oportunidades nas quais são promovidas as habilidades de conversar , negociar , cooperar , comunicar e outras;

­  Grupos informativos: eventos diversos, tais como campanhas, palestras e feiras de informação, entre muitas outras possibilidades de formação.

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO INTERSETORIAL E INTERDISCIPLINAR
­  Saberes articulados em torno de problemas;
­  Responsabilização da rede de serviços;
­  Articulação da rede de serviços;
­  Informar e empoderar as famílias para cumprirem suas funções protetivas;
­  Articulação das famílias e da comunidade;

CONCLUINDO
­  Conhecimento técnico;
­  Despojamento de preconceitos;
­  Abertura para aprender e redirecionar os atendimentos;
­  Essencial acreditar e ter afinidade com o trabalho a ser desenvolvido

Fim do 1º bimestre

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Seja um vencedor !!!!!
"A vida é cheia de surpresas, às vezes boas outras nem tanto, encaremos tudo como presentes, alguns que gostamos outros não ..... , essa visão otimista e motivadora sobre a vida é essencial para nosso crescimento pessoal e profissional." 

Até o próximo bimestre
Brás

Um comentário:

  1. parabéns...pastor pelo seu blog. tm estou cursando o curso de assistente social ainda no começo... e procurando assuntos sobre o curso achei seu blog.ainda um pouco perdida no curso mas com ajuda de Nosso Senhor JESUS eu chego lá... bons estudos e Deus abençõe!claudete quessada.igreja assembléia de Deus

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