Matéria: Família e sociedade
Palavras chave: família, política, social
OBJETIVOS:
Aprofundar o conhecimento do aluno na metodologia do trabalho social com famílias;
Refletir sobre o fazer do assistente social no trabalho a ser desenvolvido com famílias;
Compreender melhor a importância e utilização dos instrumentais técnicos operativos, bem como os processos de atendimento no trabalho com famílias.
CONSIDERAÇÕES NO TRABALHO COM FAMÍLIAS
Respeitar as regras da família;
Perceber o funcionamento da família;
Auxiliar a família na busca de suas próprias soluções;
Facilitar a comunicação dentro da família.
ATITUDES BÁSICAS:
Contato com cada membro da família;
Respeito à hierarquia da organização familiar ;
Evitar lateralizar com um membro da família;
Adaptar a comunicação ao estilo da família.
Orientar sobre os aspectos preventivos: estimular a discussão sobre os papeis; facilitar a comunicação sobre expectativas de cada um dos cônjuges; prevenção de doenças e acidentes na gestação e primeira infância
TRABALHO COM FAMÍLIAS:
Perfil profissional:
Flexibilização;
Determinação;
Conhecimento;
Ética;
Bom senso;
Profissionalismo x envolvimento;
Equilíbrio e criatividade
ALGUMAS DIRETRIZES PARA O TRABALHO SOCIAL COM FAMÍLIAS
Embasamento das ações Sócioeducativas na realidade, socioeconômica e cultural;
Respeito e valorização das famílias em Sua diversidade sociocultural, suas Demandas e potencialidades;
Metodologias participativas e dialógicas;
Interdisciplinaridade;
Articulação
A PRÁTICA DO ASSISTENTE SOCIAL NO TRABALHO COM FAMÍLIAS
Referencial teórico e metodológico:
Aprendizado da realidade sob uma ótica global;
Construir mediações entre o exercício profissional comprometido e os limites dados pela realidade da ação.
Instrumental técnico-operativo;
INSTRUMENTAIS TÉCNICO-OPERATIVOS
Entrevista ou escuta qualificada?
Prontuários ou fichas, registro de ocorrências e acompanhamento;
Visitas domiciliares para conhecer mais profundamente a situação apresentada;
Reuniões: equipe técnica, estudo social e parecer social;
Reuniões com o público-alvo: a família,
Adolescentes, pais, idosos etc.
Oficinas: temáticas e educativas.
Dinâmicas de grupo;
Grupos operativos
Grupos de convivência: Encontro e interação, bem como da convivência, são oportunidades nas quais são promovidas as habilidades de conversar , negociar , cooperar , comunicar e outras;
Grupos informativos: eventos diversos, tais como campanhas, palestras e feiras de informação, entre muitas outras possibilidades de formação.
A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO INTERSETORIAL E INTERDISCIPLINAR
Saberes articulados em torno de problemas;
Responsabilização da rede de serviços;
Articulação da rede de serviços;
Informar e empoderar as famílias para cumprirem suas funções protetivas;
Articulação das famílias e da comunidade;
CONCLUINDO
Conhecimento técnico;
Despojamento de preconceitos;
Abertura para aprender e redirecionar os atendimentos;
Essencial acreditar e ter afinidade com o trabalho a ser desenvolvido
Fim do 1º bimestre
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Seja um vencedor !!!!!
"A vida é cheia de surpresas, às vezes boas outras nem tanto, encaremos tudo como presentes, alguns que gostamos outros não ..... , essa visão otimista e motivadora sobre a vida é essencial para nosso crescimento pessoal e profissional."
Até o próximo bimestre
Brás
parabéns...pastor pelo seu blog. tm estou cursando o curso de assistente social ainda no começo... e procurando assuntos sobre o curso achei seu blog.ainda um pouco perdida no curso mas com ajuda de Nosso Senhor JESUS eu chego lá... bons estudos e Deus abençõe!claudete quessada.igreja assembléia de Deus
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