TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Maria Clotilde Pires Bastos
2 - O FENÔMENO TÉCNICO E SUAS PARTICULARIDADES NO ÂMBITO DA COMUNICAÇÃO E DA CULTURA CONTEMPORÂNEA;
Palavras chave: Fenômeno técnico; sociedade contemporânea; cibercultura
Objetivos:
· Compreender a relação historicamente estabelecida entre o desenvolvimento de Revoluções Tecnológicas e seu desdobramento em Processos Civilizatórios;
· Identificar as potencialidades de utilização das tecnologias da informação, em seu viés político-ideológico;
DEFININDO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
O que é tecnologia?
· Instrumentos e ferramentas tangíveis – tais como equipamentos – ou intangíveis
– tais como procedimentos, métodos, técnicas – visando expandir as possibilidades humanas de explorar a natureza ou melhorar as condições de vida das pessoas.
· O avanço tecnológico deve ser entendido como a expressão do processo de desenvolvimento das forças produtivas da sociedade.
· Deve ser entendido numa perspectiva histórica e social a fim de revelar o caráter ideológico, que muitas concepções adquirem.
QUATRO SIGNIFICADOS PARA TECNOLOGIA:
1 – a ciência, o estudo da técnica;
2 – puramente técnica;
3 – conjunto de técnicas de que dispõe uma sociedade;
4 – ideologia da técnica.
Não é a apenas a atual sociedade que deve ser considerada tecnológica.
Toda e qualquer época da história em que os seres humanos concretizaram objetos ou ações, deve ser entendido como era tecnológica.
AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO...
Remete ao conjunto de dispositivos, serviços e conhecimentos relacionados a uma determinada infraestrutura (computadores, softwares, sistemas de redes, etc);
Criação de novas práticas sociais seja para a acumulação ou para a emancipação dos indivíduos
Acesso às Tecnologias da Informação:
· Embora haja um aumento significativo na quantidade de usuários da Internet, esse percentual equivale a apenas 19% da população mundial.
· A concentração de riquezas repete-se nas tecnologias digitais.
· O alto custo e a constante renovação das tecnologias promove a existência de uma sub-classe tecnológica [...]que sofrem desvantagem no mercado de trabalho - (GLEISER, 2002).
· A base da questão está no padrão capitalista de produção das desigualdades, ou seja, produção social coletiva mas apropriação das riquezas é privada.
· A desigualdade não é produzida pela divisão digital, ela é anterior.
· A desigualdade expressa-se na propriedade privada dos meios de produção, o que aumenta de maneira simultânea a pobreza e a riqueza.
· Não se trata somente de ter acesso à TI, pois o aspecto fundante está no padrão vigente de distribuição dos bens produzidos.
POTENCIALIDADES CONTRADITÓRIAS NO USO DA TI – (tecnologia da informação)
► Devem-se considerar suas possibilidades desde que de forma crítica e livre de mistificações.
Um dos aspectos da contradição reside na efetiva possibilidade de reduzir o trabalho vivo ocasionando a liberação da ação mecânica o que, por outro lado gera o aumento da pobreza e da exploração.
► Apesar da intensificação da mecanização do indivíduo, algumas possibilidades de superação e abertura de novas perspectivas podem ser indicadas como úteis para o fortalecimento da sociedade civil.
► Contudo é preciso compreender que os megagrupos atuam no cenário global das indústrias de informação e entretenimento, e grupos ou movimentos sofrem tentativas de esvaziamento nas suas tentativas de luta contra as desigualdades.
► Se é verdadeiro afirmar que os usos das TI são numerosos e diversificados, também é verdadeiro revelar o seu caráter contraditório, uma vez que resultado do processo social, originário de uma sociedade caracterizada pela incidência de desigualdades sociais.
ASSIM...
Fica revelada uma importante questão social e política que é a luta pela apropriação e uso da tecnologia, de maneira a aplicá-la aos interesses da maioria excluída da população.
USOS SOCIAIS DA TI E O SERVIÇO SOCIAL
Se as TI estão sendo utilizadas pelo capital para potencializar a produtividade e o lucro, não significa que não se possa construir formas de fortalecimento das lutas sociais. Isso implica na necessidade de os atores envolvidos, superarem as posturas simplificadoras presentes no debate sobre o tema.
Trata-se de engendrar uma apropriação crítica dos recursos tecnológicos, adicionando-os às experiências de resistência e luta social, como forma de ampliar o potencial já existente em tais
experiências.
A TI pode potencializar o exercício profissional caso articulada e subordinada aos valores e objetivos profissionais, visando a direção social estratégica no sentido da busca de ampliação no acesso aos direitos sociais.